Na madrugada desta sexta-feira (24/6), o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi atacado por um grupo de hackers que se intitula como Fail Shell. Eles deixaram uma mensagem na página, informando que, neste mês (junho), o País sofrerá o maior número de ciberataques de sua história. Além disso, criticaram a atuação do Lulz Security (LulzSec) e do Anonymous, citados por eles como "grupos sem qualquer ideologia".
Vale destacar que, desde quarta-feira, suposto braço brasileiro do grupo de hackers Lulz Security, o LulzSecBrazil, atacou os sites da Presidência da República, da Receita Federal, do Ministério do Esporte e da Petrobrás.
Após o ataque, a página do IBGE foi tirada do ar. Mas, segundo notícia veiculada pela Agência Brasil, os hackers tinham deixado a seguinte mensagem: “Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo fail shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir. Atacado por Fireh4ck3r. Brasil, um país de todos! Não há espaço para grupos sem qualquer ideologia como LulzSec ou Anonymous no Brasil”.