quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Google reformula aplicativo do Gmail para iPhone e iPad

O Google lançou hoje uma nova versão do aplicativo do Gmail para iOS, sistema usado no iPhone, no iPad e no iPod touch, da Apple.
Totalmente redesenhado, o novo app está mais rápido e mais bonito e traz suporte a múltiplas contas. Tem ainda recurso de autocompletar nas buscas (legal!) e integração com o Google+ (ouço som de grilos).
A versão anterior era feia e lenta. Um “web app glorificado”, como gostam de escrever jornalistas de tecnologia. Era ruim como era ruim o aplicativo do Facebook para iOS, ambos baseados em HTML5 –o que foi um erro, segundo Mark Zuckerberg, o fundador da rede social.
Segundo MG Siegler, jornalista de tecnologia do “TechCrunch”, o novo app não é baseado no Sparrow, aplicativo de e-mail comprado pelo Google em julho deste ano. Siegler diz ainda que algo ainda melhor está para chegar –algo baseado no Sparrow, imagino.
A oferta de aplicativos do Google no iOS está cada vez melhor: são ótimos o de busca e o do Google+. O do Drive também é bom. Dos serviços principais, falta só o Maps, desejado ardorosamente por donos de iPhone decepcionados com o app de mapas da Apple

Faça buscas no Google como se estivesse nos anos 60



O divertido site Google60, criado pelo desenvolvedor Norbert Landsteiner, “emula” um buscador ao estilo “Mad Men” –enlatado que se situa cronologicamente no começo dos anos 60–, como o próprio desenvolvedor define.
A introdução dos termos da consulta –que pode ser feita por meio do teclado ou com o mouse, pressionando os caracteres de uma máquina de escrever virtual– deve ser meticulosa: um erro e o “papel” será descartado, forçando o recomeço.
Quando acontece um erro na busca, você lê:
“MENSAGEM RECEBIDA: cota excedida. Por favor visite http://code.google.com/apis/websearch.
LEGÍVEL PARA HUMANOS: Mountain View, temos um problema ['Mountain View, we have a problem', no original].”
As animações e o layout do site são outros pontos fortes. Se você tiver tempo e paciência suficientes para substituir sua plataforma de buscas principal, que é provavelmente o Bing, pelo Google60, sem dúvida atrairá mais olhares dos colegas de trabalho.

Rumores sobre o evento do Facebook


O Facebook enviou a veículos de comunicação convites para um evento na próxima terça-feira (15), em sua sede em Menlo Park, na Califórnia.
O comunicado é simples — traz apenas a frase “Come and see what we’re building” (venha e veja o que estamos construindo), o local e o horário da apresentação –, mas foi o suficiente para iniciar uma série de especulações sobre as novidades que a empresa revelará.
O site “Business Insider” compilou (de maneira bem peculiar) alguns dos rumores e acrescentou comentários sarcásticos. Veja uma seleção:
  • O Facebook vai fechar para sempre no dia 15 de janeiro, diz o, ãr, “Weekly World News” [site de notícias fictícias].
  • Pode ser um laptop/tablet, algo a ver com o Skype ou apenas algum novo software, diz o “Tech Hunter” (pelo menos eles incluíram de tudo).
  • O Facebook vai restringir a quantidade de texto que você pode usar nas suas imagens de capa, segundo o “Entrepeneur”.
  • Pode ser um novo conector ciborgue para o seu cérebro, diz o “Gizmodo” (ou talvez um telefone).
  • O CEO Mark Zuckerberg vai “entediar jornalistas com mais detalhes e gráficos do gráfico social do Facebook”, diz o “Mobile N Apps”.

Samsung Galaxy S 4 pode ter processador de 1,8 GHz com oito núcleos, diz site


O site especializado em notícias sobre a Samsung “SamMobile”, citando um blog japonês, divulgou que há indícios apontando para um processador de oito núcleos e clock de 1,8 GHz no próximo smartphone topo de linha da fabricante coreana (que deve se chamar Galaxy S 4).
No aplicativo de aferição de desempenho AnTuTu, como mostram as imagens a seguir, os dois códigos de modelo que se referem ao Galaxy S 4 (SHV-E300S para a Coreia do Sul e GT-I9500 para o resto do mundo) como portando o CPU Exynos 5 Octa.

O aparelho com o codinome internacional atingiu 21,4 mil pontos, enquanto o coreano cravou 19 mil, desempenho 78% superior e 58% superior ao do Galaxy S 3, que chegou a 12 mil em um teste do “Samsung Geeks”).

Imagem de um suposto Galaxy S 4, divulgada pelo “SamMobile.com”

Com 30 milhões de novos usuários, Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook em 2012

Com quase 30 milhões de novos usuários ativos mensais, o Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook em 2012, segundo dados divulgados pela empresa de estatísticas de mídias sociais Socialbakers nesta quarta-feira (23).
Desde março do ano passado, o Brasil é o país com o segundo maior número de usuários (65 milhões) na rede social, atrás apenas dos EUA (167 milhões), ainda de acordo com a Socialbakers.
Robert Galbraith/Reuters
Mark Zuckerberg, fundador e executivo-chefe do Facebook; Brasil foi o país que mais cresceu em 2012 na rede social
Mark Zuckerberg, fundador e executivo-chefe do Facebook; Brasil foi o país que mais cresceu em 2012 na rede social
As duas marcas mais populares por número de fãs no Brasil continuam sendo Guaraná Antarctica (10 milhões) e Skol (9,2 milhões), segundo a empresa de estatísticas.
Os países que mais cresceram no Facebook em 2012, depois do Brasil, foram Índia (21,3 milhões), Japão (10,9 milhões), Indonésia (9,7 milhões) e México (9,2 milhões).
No ano passado, a Ásia passou a ser o continente com mais usuários no Facebook, ultrapassando a América do Norte e a Europa, também de acordo com a Socialbakers.