quarta-feira, 2 de maio de 2012

NAB tem a maior concentração de brasileiros de todos os tempos

Após fechar as portas no dia 19 de abril, o NAB 2012 revelou a realidade do otimismo e crescimento que se vive nos países da América Latina, a recuperação dos EUA e a difícil situação que atravessa a Europa
 
 
Com uma imagem muito positiva para profissionais, empresas e principalmente o mercado Latino-americano do setor audiovisual, percebemos andando pelos corredores dos três pavilhões do Centro de Convenções de Las Vegas, que pelo número e principalmente o tamanho dos estandes, 2011 realmente ficará marcado como a retomada do período de crise que abalou as grandes marcas americanas após 2007.

Os números falam por si: Em 2012, foram 92,112 mil visitantes em toda feira e destaque para os visitantes internacionais, que dos 24.928 que estiveram em Las Vegas, a maioria veio dos países latinos.
Apesar da feira estar 10% maior que ano passado, com relação ao número de expositores, este ano pode-se notar claramente a ausência dos europeus, que arduamente, sofrem com o desenrolar de uma crise que perdura desde 2008. Para os brasileiros também foi um grande evento, tanto é que foi divulgado que mais de 2.300 brasileiros estiveram no NAB 2012. 
 

Entre as empresas presentes no NAB 2012 se destacam a Broadcast Sports Inc e MAC Group, marcas conhecidas como Nikon e RGB Networks e outras empresas ligadas a produção de conteúdos como The Switch Network, TV Azteca e Vimond Media Solutions.

Cada uma apresentou soluções e/ou serviços que fazem parte do ciclo de produção de conteúdos. Estas e muitas outras, estavam espalhadas nos 1.600 estandes, entre as quais se encontram empresas de referência como Accenture, AT&T, Canon, Cisco Systems, Ericsson, Fujifilm, General Dynamics, Hewlett-Packard, Hitachi, Hyundai, IBM, Intel, Microsoft, Motorola Solutions, Oracle, Panasonic, Samsung, Siemens, Sony, Sprint Nextel, Toshiba, Harris, Verizon e muitas outras.

No que diz respeito às conferências, apresentações e debates a procura pelas salas também cresceu. Este ano, os diferentes programas contam com expositores interessantes como Steve Wozniak, atual chefe de pesquisas da Fusion-io e cofundador da Apple, que esteve acompanhado de Vincent Brisebois, também da Fusion-io e de Steve Forde, responsável da Adobe.

Outro expoente importante é o responsável por efeitos especiais Rob Legato, premiado recentemente com o seu segundo Oscar da Academia pelo filme "Hugo", de Martin Scorcese. Todos eles formaram parte das sessões dedicadas a pós-produção e discutiram "Como a Criatividade e a Tecnologia se Combinam para Influenciar na Forma de Contar Historias no Cinema". 
 

Tanto os detalhes das conferências como uma avaliação de como se desenrolou o Set e 30 deste ano você poderá conferir nas próximas edições da revista Produção Profissional.

E se você esteve lá... Mande-nos a sua opinião, não deixe de comentar o que foi relevante, no seu ponto de vista, para o Mercado brasileiro e mundial, durante o NAB 2012. 

Autor: Alexandre Minghini
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário