quinta-feira, 26 de maio de 2011

Agências de publicidade começam a aderir às políticas de administração de tempo

Busca pela perfeição, jobs em grande quantidade e excesso de informações fazem o dia de trabalho do publicitário ter 15 horas em média, certo? Nem sempre. Especialista em administração do tempo e produtividade, Christian Barbosa diz que ninguém trabalha – de fato – tantas horas por dia, mesmo porque os profissionais não são robôs programados. Entretanto, uma pesquisa realizada pela empresa dele, a Triad PS, especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo, revelou que 80% das pessoas enrolam de 30 minutos a três horas em um dia.

Em todas as áreas, MSN, redes sociais e e-mail são grandes ladrões de tempo. É certo que, na publicidade, os profissionais devem ter mais liberdade para criar. Mas não se deve confundir ócio criativo com enganação, segundo Barbosa. “A pergunta-chave é ‘esta atividade está trazendo resultado?’ A pessoa que só joga o dia todo não consegue pensar em mais nada. É melhor focar em atividades que gerem ideias, como quem ouve música para se inspirar e acaba pensando em algo brilhante”.

Existe um outro fator importante na vida de quem costuma se perder nos afazeres diários. Quando se fala que a pessoa produz mais quando o prazo para entregar um job está prestes a acabar é verdade. O especialista explica que isso é o senso de urgência, em que o profissional fica viciado em adrenalina. “O tratamento nesses casos é tirar o vício, treinando o cérebro a se antecipar. Então em vez de esperar a adrenalina, neurotransmissor liberado durante o estresse físico ou emocional, o profissional pode fazer o trabalho com antecedência e, assim, liberar a endorfina, que resulta na boa sensação de ver o trabalho finalizado”, explica.

Não só o funcionário precisa estar atento à rotina caótica de muitas horas trabalhadas, mas as empresas também devem oferecer e disponibilizar maneiras de garantir mais qualidade de vida durante o expediente, apontam os especialistas. Trabalhando menos horas e tendo mais tempo para se divertir, surgem benefícios aos funcionários e à própria empresa. Cada agência de publicidade tem encontrado sua maneira de melhorar a rotina dos profissionais. Mesmo assim, ações como as retratadas na reportagem quase inexistem no mercado publicitário.

A AlmapBBDO já é reconhecida por manter a harmonia em suas dependências. Os executivos da agência estimulam os funcionários a organizar suas tarefas de modo que o expediente se prolongue até no máximo às 19h30. Este ano, a agência passou a oferecer o curso de gestão de tempo, com duração de oito horas. Durante o treinamento, os funcionários têm acesso a ferramentas de administração de tempo e conhecem os “raptores do tempo”. “O interessante é transmitir a eles a ideia de que flexibilizar o horário é legal e perder a noção do tempo é ruim”, diz Margareth Cardoso, gerente de Recursos Humanos da AlmapBBDO.
Na Dreams – Arquitetura de Ideias, o posicionamento da agência é diferenciado. Quando decidiram fundar a empresa, Marcelle Comi e sua sócia Fernanda Lancellotti assumiram o compromisso de preservar a felicidade dos funcionários e a harmonia na agência. Analisando as longas jornadas de trabalho e o ambiente competitivo das agências, elas prometeram que em sua empresa seria diferente. Tanto as sócias quanto os funcionários conseguem manter a vida profissional e a pessoal em alta. “O preceito básico de quem exerce a liderança é a confiança. O ritmo é puxado, não há espaço para firula, a performance é importante, mas todo mundo tem que estar feliz”, diz Marcelle.

O horário dos colaboradores é flexível. Tudo é planejado e organizado de forma que o trabalho seja entregue no prazo combinado. Na segunda-feira, é realizada a reunião para trocar informações sobre os jobs em andamento e o brainstorm de novos projetos. Sabendo das prioridades, cada um fica responsável por sua agenda. Caso precise resolver algo pessoal, ir ao médico ou trabalhar em casa, o profissional é livre. Todos têm notebook e smartphone, pelos quais estão conectados o dia todo. “Quanto maior for a flexibilidade maior é a produtividade”, garante Marcelle.

Outras agências se atentaram a isso. Duas delas, do Grupo ABC, criaram iniciativas de otimização de tempo. A Africa adotou uma política de horário para os funcionários. Já a DM9DDB trouxe a ideia de home office para os colaboradores. “Hoje temos ferramentas digitais que permitem estarmos conectados em tempo integral. Além disso, os funcionários passam a ter melhor qualidade de vida e administração do tempo”, diz Maria Eduarda Gordilho, head de RH da DM9DDB.

Alguns profissionais, principalmente da Criação, já atuam em casa. “Tudo é negociado de acordo com a necessidade do departamento e do gestor da área”, diz Maria Eduarda. De acordo com ela, os benefícios para a empresa são inúmeros: “Existem o aumento da produtividade, a diminuição de licenças médicas, a retenção de talentos, a revisão contínua dos processos, a melhoria do clima organizacional, o gerenciamento de expectativas entre líder e liderado, além da maior atratividade para a empresa”.

Por Renata de Salvi

domingo, 22 de maio de 2011

Como são as lentes fotográficas por dentro?

Sempre haverá uma pessoa curiosa o suficiente para se perguntar como é um dispositivo por dentro. Era questão de tempo, até que um fã de tecnologia cortasse uma lente de câmera carissima para ver e mostrar ao mundo o que ela esconde no seu interior.
Lente cortada ao meio! (Foto: Divulgação)
Lente cortada ao meio! (Foto: Divulgação)

Não é à toa que o conjunto ótico de uma câmera é a parte mais cara e frágil de uma máquina profissional. A montagem de uma lente é bastante complexa, pois os cortes tem que ser feitos perfeitamente, sem o menor erro e com o máximo de precisão. Por isso apenas profissionais qualificados podem executá-la, o que acaba fazendo com que ela se torne um produto caro.
Mas é claro que uma lente não é cara apenas por causa da sua mão de obra, mas também porque ela é composta por vários objetos diferentes e de alta qualidade, basta observar a imagem acima para você mesmo constatar isso.
O que compõem uma lente pode variar de acordo com o seu tipo ou fabricante, algumas são feitas de vidro, outras de plástico e algumas até mesmo com a combinação dos dois. As de vidro são uma das melhores lentes, porque elas oferecem uma clareza muito maior, fazendo com que seja mais difícil que você tire uma foto tremida ou granulada.
O zoom óptico é uma das características que só existem por causa da lente, ao usar o zoom você na verdade está movendo as lentes dentro da câmera. Observe a imagem acima, é como se existissem várias camadas da lente, e essas camadas são as responsáveis pelo zoom e pelo foco que você faz antes de tirar uma foto.

Fonte: Marcell Almeida

quinta-feira, 19 de maio de 2011

COMO VENCER UMA DISCUSSÃO


Viver em sociedade é negociar, ceder, repartir, argumentar! Não importa se estamos brigando pela posse do controle remoto da TV em casa, ou argumentando em  uma  reunião de metas e ações entre departamentos na empresa. O fato é que estamos constantemente defendendo idéias, e muitas vezes, com unhas e dentes. O problema é que nem sempre vencemos.

Para garantir melhores resultados no futuro é preciso saber, antes de tudo, que não é uma boa alternativa impor sistematicamente suas idéias ou dizer que as do outro estão erradas. É mais fácil fazer alguém concordar com você conduzindo-o a concluir por si mesmo a resposta ou solução que na verdade você deseja implantar.

Para isso basta aplicar algumas técnicas de comunicação estratégicas para situações de conflitos: Primeiro, demonstre tranqüilidade. Livre-se da ansiedade de chegar logo a um denominador comum. Em seguida ouça muito. Deixe que seu oponente esgote os argumentos. Guarde as informações relevantes que ele passar e principalmente as que servirem como boa fonte de refutação.

Além disso, evite afirmativas categóricas. Procure interagir por meio de perguntas, de maneira que as respostas que ele der levem o assunto diretamente para as idéias que você quer defender. Alguns exemplos: E você acredita que isso (a idéia dele) pode garantir o resultado que esperamos? E como podemos chegar até esse objetivo? Você acredita que, se nós tomarmos outro caminho (diga a sua idéia como uma possibilidade hipotética) não seria uma boa maneira de atingir o resultado? Imagine se… (e lá vai sua idéia de novo no campo das hipóteses) o que aconteceria?

E finalmente, lembre-se de elogiar eventualmente as idéias e opiniões que o outro apresentar, especialmente as que estiverem inclinadas para a sua posição. O objetivo aqui  não é omitir suas idéias, mas deixar a outra pessoa em uma situação confortável para mudar de opinião sem sentir que perdeu  para você.
Seguindo calmamente essas técnicas durante discussões, discordâncias ou reuniões decisivas, dificilmente você não conseguirá quebrar alguma resistência, ganhar alguns pontos a seu favor ou mesmo conseguir total adesão às suas idéias. Que tal colocá-las em prática? Vá em frente! E boa sorte!

KARINA MAIA - Comunicação Verbal e Life Coaching
http://www.karinamaia.com.br/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uso das cores na publicidade



As cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias maneiras. Além disso, causam estímulos diferentes e é  por isso que quando vamos realizar um trabalho publicitário visual devemos saber que estamos trabalhando com um elemento de   resposta rápida,  e este vai gerar em seus observadores, sensações que podem ser favoráveis ou não, então devemos estar ligados a sua psicologia para que nossa peça gráfica possa atingir o objetivo desejado.

A publicidade  faz uso de várias técnicas para chamar a atenção dos consumidores e por conseguinte vender seus produtos. Um dos pontos básicos da propaganda é a atenção que o público vai dedicar  à peça, e é por esse motivo que se faz uso das  cores que tem  uma capacidade mais intensa de atrair emocionalmente as pessoas, despertando alegria, desejo paixão força  etc.

Podemos citar o Mc'Donalds  como uma das empresas que mais sabem  fazer uso das cores. O amarelo e o vermelho estão totalmente presentes na marca e nos seus estabelecimentos, O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos utilizados em grande quantidade estimulam os consumidores a comerem mais e com certa agilidade, já que estas geram certo desconforto quando  visualizadas por muito tempo.
A cores podem ser divididas em cores quentes e frias. As cores mais suaves passam uma certa calma,  possuem comprimentos de ondas menores, diminuem a temperatura do corpo, expressam sutileza,  classe. Em oposição temos as cores quentes, que chamam mais atenção e tem alto poder  de penetração aumentando a temperatura do corpo.

De acordo com os estudos do Prof. Modesto Farina, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade:

VERMELHO: Aumenta a atenção, é etimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.

LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.

AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.

VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.

AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.

ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúcios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; deluminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.

VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indvíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.
.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Samsung D9500: TV de 75 polegadas é a maior tela 3D do mundo

 A Samsung vai lançar no próximo mês na Coréia do Sul a sua TV topo de linha, a D9500, uma Smart TV de incríveis 75 polegadas que conta com retroiluminação LED e tecnologia 3D. Vale destacar que esta é a maior tela 3D do mundo até o momento. 
Samsung D9500 (Foto: Divulgação)Samsung D9500 (Foto: Divulgação)
A interface Smart Hub permite que você acesse conteúdo da internet na tela da TV, e a tecnologia 3D Hyperreal Engine promete imagens de excelente qualidade em três dimensões. Além de ter conversor de programas 2D para 3D, a Samsung D9500 também conta com resolução Full HD 1080p tanto em 2D quanto em 3D.
Esta TV conta ainda com o "Secret Design", o novo e caprichado padrão visual da Samsung para 2011. Outro detalhe interessante é que a tecnologia "Black Diamond" da tela promete mostrar o conteúdo em 3D com a mesma qualidade em qualquer ângulo que a pessoa esteja assistindo.
Além do controle remoto com teclado completo que acompanha a D9500, a Samsung vai oferecer aplicativos de controle para você comandar a TV com os tablets Galaxy Tab e os smartphones Galaxy. Ao instalar o programa, seu tablet ou celular passa a funcionar como um controle remoto convencional, além de acessar os recursos exclusivos da Smart TV, é claro.
Como você já deve imaginar, uma TV deste tamanho não vai custar nada barato, e a Samsung D9500 vai sair pelo equivalente a US$ 17.600 na Coréia. Ainda não existem informações de quando ela será lançada em outros países.

Fonte: Nick Ellis

quarta-feira, 4 de maio de 2011

TV Globo adota o sistema Previzion VFX para backgrounds de telenovelas

A Lightcraft Technology anunciou a venda do sistema Previzion VFX para os estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro. A aquisição desta tecnologia permitirá à emissora baixar os custos de produção das telenovelas e trazer mais qualidade e agilidade aos cenários virtuais. O sistema Previzion VFX, desenvolvido pela Lightcraft, permitirá uma considerável otimização na produção das telenovelas da emissora, na medida em que oferece uma pré-visualição precisa dos backgrounds desenhados sobre o ‘chromakey’.   Segundo Eliot Mack, fundador da Lightcraft e arquiteto do sistema Previzion, os principais benefícios da ferramenta são a economia de tempo e de dinheiro, além da ampliação da liberdade artística. “O diretor e produtor passam a visualizar suas imagens imediatamente ao invés de esperar por dias semanas, baixando assim o custo da produção e permitindo mais criatividade para a utilização de efeitos visuais”, disse Mack para a equipe da Produção Profissional.

O criador do Previzion disse que o sistema permitirá à TV Globo concluir muitas gravações VFX (efeitos visuais virtuais) em tempo real, sem a necessidade de pós-produção. Além disso, esta tecnologia permite o posicionamento de uma câmera virtual no espaço real pois, baseado nos dados da lente da câmera, o sistema reconhece todos os seus recursos como zoom, profundidade de campo, desfoque, entre outros. Essa câmera virtual é capaz de reproduzir as características da câmera real e inserir efeitos virtuais em partes do cenário real com uma integração e sincronismo tão perfeitos que se torna impossível para o telespectador saber se houve um efeito na cena ou não.

Segundo Denis Carvalho, diretor de novelas da emissora carioca, o Previzion proporciona uma grande flexibilidade para o uso de fundos com movimento dinâmico. “Desde que fizemos uma experiência com o sistema Previzion, ficou claro que era a única ferramenta que poderia proporcionar uma produção de qualidade VFX em tempo real, a fim de cumprir os nossos planos de produção mais exigentes".
De acordo com Eliot Mack, o Previzion é perfeito para a programação da TV Globo e suas demandas mais exigentes, visto que as produções televisivas e cinematográficas precisam combinar ‘live actions’ (cenas filmadas com atores reais) sofisticados e personagens animados, com a pressão para diminuir os custos de produção, acelerar a recuperação dos efeitos visuais, e, simultaneamente, proporcionar melhores ferramentas para o time criativo no set”.

Segundo a própria Lightcraft, a TV Globo produz em média 5 horas de material inédito por dia, e esta demanda de produção exige um sistema que atenda os padrões de qualidade da emissora e ainda ofereça flexibilidade para alterar os fundos digitalmente na pós-produção.

Francisco Lima, chefe do departamento de Produção Virtual da TV Globo disse que pretende usar cenários virtuais para suas novelas diariamente. "O Previzion nos ajudará a criar cenários que antes eram impossíveis de serem criados devido ao espaço, às restrições de custo e ao tempo limitado para fazê-lo em pós-produção. É uma meta desafiadora e estamos confiantes de que a parceria desenvolvida com Lightcraft Technology certamente nos permitirá chegar lá".

Segundo a emissora, a evolução das produções estão ocorrendo de tal maneira que já é possível prever que um dia as cenas em ‘chroma’ sairão prontas do estúdio sem ter que passar pela finalização na pós-produção.

A Lightcraft Technology esteve na última edição da NAB 2011 e apresentou como principais novidades ferramentas para a utilização de máscaras e efeitos desenhados com ajuste em tempo real, fundos 3-D criados com a tecnologia de fotogrametria, estabilização de imagem captada com steadicam e inovações nas imagens de carros em movimento com reflexos tratados em tempo real e na integração de objetos/personagens animados.

Por Bruno Bacchi

Acervo TV Online: SBT venderá horários para igrejas

Acervo TV Online: SBT venderá horários para igrejas: "O SBT, que até agora resistia à tentação de locar seus horários para as igrejas evangélicas, abrirá espaço para as pregações em suas madruga..."

SBT venderá horários para igrejas

O SBT, que até agora resistia à tentação de locar seus horários para as igrejas evangélicas, abrirá espaço para as pregações em suas madrugadas.

Segundo fonte graduada da emissora, o SBT resistiu até onde pôde, mas na situação atual estas receitas da venda de horário serão importantes para o equilíbrio econômico da empresa. O SBT está em negociação com as igrejas e deve começar as transmissões muito em breve, diz a fonte.

Venda de ativos

Por outro lado, segundo fontes do mercado financeiro, para reduzir eventuais pressões de caixa causadas pelos custos da dívida, o Grupo Silvio Santos já está providenciando a venda de ativos. O que se comenta é que o Bradesco foi escolhido para oferecer ao mercado as mais de cem lojas do Baú da Felicidade. A expectativa é de conseguir um valor entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões. A operação já estaria em andamento. André Mermelstein e Rubens Glasberg.

Tela Viva News

terça-feira, 3 de maio de 2011

Emissora japonesa NHK testa resolução inédita de transmissão de TV

A resolução é quatro vezes maior que à da alta definição (1080p)



A NHK, emissora pública japonesa, testou mundialmente uma resolução de 8k (7680 x 4320 pixels), qualidade que chega a ser quatro vezes superior à alta definição de 1080p. A transmissão, que teve a colaboração da NTT Electronics, atravessou o globo com um lag de apenas 0,3 segundos - um grande marco, se comparado à transmissão comum de imagens por satélite, que apresenta um lag médio de 1,2 segundo.

A Super Hi-Vision, como é conhecida, acompanha canais de áudio 22.2. De acordo com o Akihabara News, a tecnologia de super-alta definição começou a ser testada em 2008, e seu último teste bem sucedido ocorreu em setembro do ano passado. Neste último experimento, Londres transmitiu um concerto ao vivo para o Japão. Para a transmissão do concerto, foi necessária a utilização de uma banda de 24 GB.

É esperado que, até 2020, a tecnologia esteja pronta para ser usada pela emissora regularmente.

Teste de QI

Que tal testar o nível da sua inteligência usando testes da internet?
Veja os links que separamos pra vc, boa sorte!

Cidadão Kane, obra-prima de Orson Welles, completa 70 anos

 
Um revolucionário do passado se tornou septuagenário neste domingo, 1º de maio. Cidadão Kane, de Orson Welles, que para muitos críticos e pesquisadores é o principal marco do cinema moderno (e, segundo boa parte dos especialistas, o melhor filme de todos os tempos), teve sua pré-estreia em Nova York em 1º de maio de 1941. A estreia mesmo ocorreu apenas em setembro daquele ano. Os quatro meses de diferença foram gastos com a tentativa de emplacar campanha publicitária à altura dos custos da obra, o que nunca ocorreu, e a pressão da produtora RKO sobre Welles para convencê-lo a mudar algumas coisas (o contrato entre eles não autorizava a empresa a mexer no filme sem consentimento do diretor) - o que também não aconteceria -, de modo que o Cidadão Kane a que assistimos foi realmente aquele desenvolvido pelo cineasta.

Se a tal campanha maciça nunca ocorreu, foi por culpa do próprio enredo de Cidadão Kane. A história de Charles Foster Kane, a criança problemática que se torna magnata das comunicações, tinha cheiro demais de ser a biografia ácida, crítica e velada de um magnata das comunicações do mundo real, William Randolph Hearst. Segundo a mitologia hollywoodiana, esse teria simplesmente boicotado o filme de Welles em sua rede de rádios e jornais e pressionado outros veículos e boa parte da comunidade cinematográfica a fazê-lo também.

A importância de Cidadão Kane para os críticos e historiadores não vem de acréscimos que fez ao léxico cinematográfico. Boa parte das estruturas que o filme usa, como flashbacks, profundidade de campo, câmeras altas e baixas, já existiam bem antes de Orson Welles interromper sua bem-sucedida carreira no teatro e no rádio para se dedicar às telas. Welles atuou nos domínios da sintaxe cinematográfica: explorou cada um daqueles elementos no máximo de seu potencial ao investigar as possíveis relações entre eles e com o restante da linguagem do cinema de sua época. No processo, construiu novos sentidos para cada estrutura, apontou para contextos onde poderia ser usada com eficiência máxima como elementos narrativos.

Ironicamente, muitos dos que apontam Cidadão Kane como um dos maiores filmes da história se recusam a gostar dele. Poucas obras conquistam essa posição tão contraditória dos especialistas quanto o clássico de Orson Welles. Se alguém sair perguntando a críticos quais são seus filmes favoritos na obra do diretor, provavelmente receberá mais respostas para A marca da maldade, O processo, A dama de Shangai, Macbeth, Verdades e mentiras ou mesmo o singelo telefilme A história imortal. Cidadão Kane talvez seja perfeito demais para ser amado, é a explicação que a maioria dá. Essa obra tão impecável, tão ousada, acaba parecendo fria para a maioria das pessoas, mais apta a excitar o cérebro que o coração. Pode ser. Mas é só ver o que é a produção industrial da atualidade, de blockbusters como Avatar (de James Cameron) a criações autorais como Biutiful (Alejandro González Iñarritu), para constatar: todos aprendemos direitinho as lições dadas por Cidadão Kane.

Por Marcello Castilho Avellar, do Estado de Minas

Prêmios:Oscar: Vencedor dos Prêmio de Melhor Roteiro - Indiaco aos Prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Fotografia.
Associação de Críticos de Nova York: Vencedor do Prêmio de Melhor Filme

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Entenda como funciona a interatividade na TV digital

Usuário vai poder acessar informações complementares sobre programas.
Enquetes, sinopses de filmes e escalações do futebol são algumas das opções.
A TV digital, que estreou na Grande São Paulo em 2 de dezembro, tem a interatividade como uma de suas características principais.

O sinal digital estabelece um canal de comunicação entre telespectador e emissora, permitindo que informações complementares sobre determinado programa fiquem disponíveis para o usuário. Será possível votar em enquetes, conferir escalação de times durante um jogo ou até mesmo conferir a grade de programação de algum canal.

As informações vão aparecer na tela em formato de gráficos, tabelas e box adicionais. Enquanto os conversores digitais se preparam para receber as aplicações mais avançadas de interatividade, conheça alguma das características da TV digital no infográfico abaixo, incluindo detalhes sobre a interatividade.








 Fonte: G1



domingo, 1 de maio de 2011

Que novidades a TV digital vai trazer para a sua casa?


O básico todo mundo sabe: com a TV digital, a imagem e o som da telinha vão ganhar qualidade de cinema. Os fantasmas e chuviscos somem, e a resolução da tela dobra. "As TVs analógicas de hoje têm resolução de 480 linhas. Com a TV digital, essa resolução vai poder chegar a 1 080 linhas. Quanto maior a resolução, melhor a qualidade de imagem", afirma o engenheiro eletrônico Gunnar Bedicks, professor da Universidade Mackenzie. Quanto ao som, os dois canais das TVs atuais vão dar lugar a cinco. Quando começa esse show? Ainda neste ano, os brasileiros devem ter acesso a algumas transmissões experimentais e, em setembro, devem começar a ser vendidos os conversores - caixinhas parecidas com as de TV a cabo que vão permitir que a sua TV velha receba imagem digital. Os fabricantes estimam o preço desses conversores em até 400 reais. Agora, o mais legal da TV digital - as tão faladas "novidades interativas" - ainda vai demorar até 15 anos para ocupar de vez a sua sala. Boa parte destes recursos não depende só da transmissão digital: para que as emissoras resolvam investir neles, um número considerável de pessoas precisa ter modelos digitais adaptados para o show de interatividade. A gente dá um preview dessas invenções no infográfico abaixo.

Tela quente Recursos interativos devem pintar nos próximos 15 anos

INTERCINE
A internet vai ser parceira da TV. Usando as teclas do controle remoto - que vão ser parecidas com as teclas dos telefones celulares, que misturam letras e números -, vai dar para navegar pela web e até engatar um papo pelo Msn

24 HORAS
E o pesadelo de pegar um filme pela metade? Já era! Com a TV digital, dá para comprar a programação no horário em que você quiser. É um avanço em relação ao atual pay-per-view que é transmitido em horários fixos e predeterminados pelas emissoras

TODO SEU
Com as barras de informação customizadas, a tela da TV fica cheia de informações, todas escolhidas pelo telespectador. Um fã de futebol pode receber notícias só do Brasileirão, por exemplo. E as legendas (o recurso closed caption) ganham versões em várias línguas

CAÇA-FANTASMAS
A imagem da TV atual não é nenhuma maravilha: como o sinal analógico transmitido pelas antenas ricocheteia em paredes, rolam interferências, fantasmas e menor nitidez. E o tamanho da tela, na proporção de 4 por 3, perde espaço nas laterais, em comparação com o cinema

VIDEOSHOW
As TVs digitais ganham em nitidez porque têm bem mais linhas com pontos luminosos para a formação da imagem. Outra vantagem é o tamanho da tela, na proporção de 16 por 9, tipo cinema. A programação digital deve ganhar barras pretas em cima e embaixo da tela para adaptar o sinal digital às TVs analógicas

ZAPPING ZONE
Quem nunca ficou zapeando até achar algum programa interessante? Com a TV digital, essa busca fica mais fácil: com um toque no controle remoto, a emissora exibe sua grade de programação. E uma ferramenta de busca ajuda a achar aquele filme que você quer ver

VOCÊ DECIDE
Com uma linha telefônica ou uma conexão de internet acoplada à TV, vai ser possível participar de enquetes, como as do Big Brother, votar em programas de auditório e até comprar produtos anunciados nos intervalos comerciais

GRANDE FAMÍLIA
Os fabricantes de TV devem investir também em acessórios: teclados sem fio para facilitar a navegação, joysticks para joguinhos, caixas de som turbinadas e impressoras, pra sua mãe receber em tempo real aquela receita de bolo da Ana Maria Braga que você adora...

por Marina Motomura