quinta-feira, 19 de maio de 2011

COMO VENCER UMA DISCUSSÃO


Viver em sociedade é negociar, ceder, repartir, argumentar! Não importa se estamos brigando pela posse do controle remoto da TV em casa, ou argumentando em  uma  reunião de metas e ações entre departamentos na empresa. O fato é que estamos constantemente defendendo idéias, e muitas vezes, com unhas e dentes. O problema é que nem sempre vencemos.

Para garantir melhores resultados no futuro é preciso saber, antes de tudo, que não é uma boa alternativa impor sistematicamente suas idéias ou dizer que as do outro estão erradas. É mais fácil fazer alguém concordar com você conduzindo-o a concluir por si mesmo a resposta ou solução que na verdade você deseja implantar.

Para isso basta aplicar algumas técnicas de comunicação estratégicas para situações de conflitos: Primeiro, demonstre tranqüilidade. Livre-se da ansiedade de chegar logo a um denominador comum. Em seguida ouça muito. Deixe que seu oponente esgote os argumentos. Guarde as informações relevantes que ele passar e principalmente as que servirem como boa fonte de refutação.

Além disso, evite afirmativas categóricas. Procure interagir por meio de perguntas, de maneira que as respostas que ele der levem o assunto diretamente para as idéias que você quer defender. Alguns exemplos: E você acredita que isso (a idéia dele) pode garantir o resultado que esperamos? E como podemos chegar até esse objetivo? Você acredita que, se nós tomarmos outro caminho (diga a sua idéia como uma possibilidade hipotética) não seria uma boa maneira de atingir o resultado? Imagine se… (e lá vai sua idéia de novo no campo das hipóteses) o que aconteceria?

E finalmente, lembre-se de elogiar eventualmente as idéias e opiniões que o outro apresentar, especialmente as que estiverem inclinadas para a sua posição. O objetivo aqui  não é omitir suas idéias, mas deixar a outra pessoa em uma situação confortável para mudar de opinião sem sentir que perdeu  para você.
Seguindo calmamente essas técnicas durante discussões, discordâncias ou reuniões decisivas, dificilmente você não conseguirá quebrar alguma resistência, ganhar alguns pontos a seu favor ou mesmo conseguir total adesão às suas idéias. Que tal colocá-las em prática? Vá em frente! E boa sorte!

KARINA MAIA - Comunicação Verbal e Life Coaching
http://www.karinamaia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário