quinta-feira, 26 de maio de 2011

Agências de publicidade começam a aderir às políticas de administração de tempo

Busca pela perfeição, jobs em grande quantidade e excesso de informações fazem o dia de trabalho do publicitário ter 15 horas em média, certo? Nem sempre. Especialista em administração do tempo e produtividade, Christian Barbosa diz que ninguém trabalha – de fato – tantas horas por dia, mesmo porque os profissionais não são robôs programados. Entretanto, uma pesquisa realizada pela empresa dele, a Triad PS, especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo, revelou que 80% das pessoas enrolam de 30 minutos a três horas em um dia.

Em todas as áreas, MSN, redes sociais e e-mail são grandes ladrões de tempo. É certo que, na publicidade, os profissionais devem ter mais liberdade para criar. Mas não se deve confundir ócio criativo com enganação, segundo Barbosa. “A pergunta-chave é ‘esta atividade está trazendo resultado?’ A pessoa que só joga o dia todo não consegue pensar em mais nada. É melhor focar em atividades que gerem ideias, como quem ouve música para se inspirar e acaba pensando em algo brilhante”.

Existe um outro fator importante na vida de quem costuma se perder nos afazeres diários. Quando se fala que a pessoa produz mais quando o prazo para entregar um job está prestes a acabar é verdade. O especialista explica que isso é o senso de urgência, em que o profissional fica viciado em adrenalina. “O tratamento nesses casos é tirar o vício, treinando o cérebro a se antecipar. Então em vez de esperar a adrenalina, neurotransmissor liberado durante o estresse físico ou emocional, o profissional pode fazer o trabalho com antecedência e, assim, liberar a endorfina, que resulta na boa sensação de ver o trabalho finalizado”, explica.

Não só o funcionário precisa estar atento à rotina caótica de muitas horas trabalhadas, mas as empresas também devem oferecer e disponibilizar maneiras de garantir mais qualidade de vida durante o expediente, apontam os especialistas. Trabalhando menos horas e tendo mais tempo para se divertir, surgem benefícios aos funcionários e à própria empresa. Cada agência de publicidade tem encontrado sua maneira de melhorar a rotina dos profissionais. Mesmo assim, ações como as retratadas na reportagem quase inexistem no mercado publicitário.

A AlmapBBDO já é reconhecida por manter a harmonia em suas dependências. Os executivos da agência estimulam os funcionários a organizar suas tarefas de modo que o expediente se prolongue até no máximo às 19h30. Este ano, a agência passou a oferecer o curso de gestão de tempo, com duração de oito horas. Durante o treinamento, os funcionários têm acesso a ferramentas de administração de tempo e conhecem os “raptores do tempo”. “O interessante é transmitir a eles a ideia de que flexibilizar o horário é legal e perder a noção do tempo é ruim”, diz Margareth Cardoso, gerente de Recursos Humanos da AlmapBBDO.
Na Dreams – Arquitetura de Ideias, o posicionamento da agência é diferenciado. Quando decidiram fundar a empresa, Marcelle Comi e sua sócia Fernanda Lancellotti assumiram o compromisso de preservar a felicidade dos funcionários e a harmonia na agência. Analisando as longas jornadas de trabalho e o ambiente competitivo das agências, elas prometeram que em sua empresa seria diferente. Tanto as sócias quanto os funcionários conseguem manter a vida profissional e a pessoal em alta. “O preceito básico de quem exerce a liderança é a confiança. O ritmo é puxado, não há espaço para firula, a performance é importante, mas todo mundo tem que estar feliz”, diz Marcelle.

O horário dos colaboradores é flexível. Tudo é planejado e organizado de forma que o trabalho seja entregue no prazo combinado. Na segunda-feira, é realizada a reunião para trocar informações sobre os jobs em andamento e o brainstorm de novos projetos. Sabendo das prioridades, cada um fica responsável por sua agenda. Caso precise resolver algo pessoal, ir ao médico ou trabalhar em casa, o profissional é livre. Todos têm notebook e smartphone, pelos quais estão conectados o dia todo. “Quanto maior for a flexibilidade maior é a produtividade”, garante Marcelle.

Outras agências se atentaram a isso. Duas delas, do Grupo ABC, criaram iniciativas de otimização de tempo. A Africa adotou uma política de horário para os funcionários. Já a DM9DDB trouxe a ideia de home office para os colaboradores. “Hoje temos ferramentas digitais que permitem estarmos conectados em tempo integral. Além disso, os funcionários passam a ter melhor qualidade de vida e administração do tempo”, diz Maria Eduarda Gordilho, head de RH da DM9DDB.

Alguns profissionais, principalmente da Criação, já atuam em casa. “Tudo é negociado de acordo com a necessidade do departamento e do gestor da área”, diz Maria Eduarda. De acordo com ela, os benefícios para a empresa são inúmeros: “Existem o aumento da produtividade, a diminuição de licenças médicas, a retenção de talentos, a revisão contínua dos processos, a melhoria do clima organizacional, o gerenciamento de expectativas entre líder e liderado, além da maior atratividade para a empresa”.

Por Renata de Salvi

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