segunda-feira, 17 de outubro de 2011

YouTube prepara canais de TV com programação contínua


Se onde há fumaça, há fogo, certamente, onde há produtor, há vídeos sendo produzidos! Partindo deste pressuposto, uma notícia divulgada pelo The Wall Street Journal, na última semana, anuncia o que pode ser mais uma ação revolucionária do Google. Detentora do canal de vídeos mais acessado da internet, a empresa do Vale do Silício tem feito diversos investimentos no YouTube desde o começo de 2011 e a última informação revela que o portal de vídeos está finalizando os contratos para o primeiro entre os mais de 12 canais com conteúdo de programação contínua segmentados por temas como esportes e moda. De acordo com a reportagem do jornal americano, o maior nome de VoD da internet requisitou conteúdo para os novos canais que devem ser produzidos nos próximos 60 dias, sendo que a empresa está considerando lançar esses canais no começo de 2012. “Não há nada confirmado ainda”, disse o porta voz da Google. Entretanto, desde o começo do ano o YouTube tem tentado reforçar a sua produção profissional de conteúdo, com a introdução do YouTube Live TV a um número limitado de acordos para exibição de vídeos de longa-metragem. O portal também já encomendou um produtor para produzir conteúdo especialmente para o YouTube.

O Youtube acabou de introduzir um serviço de “aluguel” virtual de filmes no Reino Unido com mais de 1.000 títulos para os britânicos escolherem e “alugarem”. O filme fica disponível durante 30 dias para ser assistido e, uma vez que o usuário começa assistir, ele tem 48 horas de acesso integral ao produto.

O serviço, que já existe nos EUA e Canadá, custa entre £2.49 e £3.49 (aproximadamente entre R$ 6,90 e R$ 9,70) e funciona com pagamento online feito através da conta dos usuários no Youtube.

Fonte: Produção Profissional

Brasil e Japão realizam treinamento internacional sobre TV Digital



Termina o primeiro módulo do Curso Internacional de Treinamento sobre TV Digital Terrestre, realizado em parceria entre o Ministério das Comunicações, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A capacitação teve ênfase nas questões regulatórias e no planejamento de canais com a digitalização. O conteúdo também incluiu os fundamentos do sistema nipo-brasileiro de TV digital, aspectos de fiscalização técnica e certificação de equipamentos, bem como a normatização internacional do ISDB-T. Os participantes ainda visitaram a Torre de TV Digital em Brasília e as instalações da TV Câmara, TV Senado e TV Justiça, que já transmitem na nova tecnologia.

O curso, realizado na Anatel, durou uma semana e contou com a participação de 16 representantes de órgãos reguladores da Bolívia, Costa Rica, Paraguai, Equador, Guatemala e El Salvador. O objetivo era apresentar a experiência brasileira aos participantes e criar um ambiente de troca de experiências, já que cada um apresentou um panorama da implementação da TV digital em seu país.

Dos países que participaram do treinamento, apenas El Salvador e Guatemala ainda não adotaram oficialmente o ISDB-T, embora já tenham demonstrado interesse pelo modelo. Os treinamentos, segundo Flávio Lenz, são importantes para reforçar o ISDB-T como o modelo predominante na América Latina.

Acordo multilateral
A capacitação realizada na Anatel é resultado do acordo firmado com a Jica e a Agência Brasileira de Cooperação em julho deste ano para dar treinamento a técnicos dos países em desenvolvimento que adotam o padrão nipo-brasileiro de TV digital ou estão em negociações. A parceria faz parte do Programa de Treinamento de Terceiros Países (TCTP), realizado pelas duas agências de cooperação.
O TCTP existe há 20 anos e tem como foco a capacitação de países em desenvolvimento com cursos em áreas consideradas prioritárias, como saúde, meio ambiente e tecnologia. O curso de TV digital é o primeiro TCTP realizado com o Ministério das Comunicações. A capacitação será toda feita no Brasil, com apoio do Japão. O treinamento será dado pela Agência Nacional de Telecomunicações, Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e universidades brasileiras.
O curso de regulação realizado nesta semana foi a primeira atividade do projeto. A próxima etapa será mais voltada para questões de transmissão e acontecerá entre 7 e 11 de novembro. Os candidatos interessados devem ter certificado na área técnica (eletrônica, elétrica e/ou telecomunicações), possuir ao menos dois anos de experiência na área de engenharia de TV e atuar na área.
Os países convidados para esta segunda etapa são Angola, Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. As inscrições podem ser feitas no site da Agência Brasileira de Cooperação até o dia 19/10.

Fonte: Zoom Magazine

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Twitter processa empresa de publicidade pelo uso indevido da palavra 'Tweet'

Microblog quer que a Twittad retire o símbolo de marca registrada de seu slogan, que leva a palavra Tweet, exibido no site.


O Twitter está processando a empresa de publicidade Twittad pelo uso indevido da palavra "Tweet", de acordo com informações do site TechCrunch. O microblog quer que a companhia cancele o registro do slogan: "Let Your Ad Meet Tweets", ou, "Deixe seu anúncio encontrar um tuíte".

Segundo o site, entre as políticas de uso de marca do microblog, divulgadas em outubro de 2010, o Twitter proíbe qualquer site ou serviço de terceiros de usar o nome “Twitter” ou a palavra “Tweet”. Para a companhia, a Twittad está se aproveitando da marca "Tweet" por ela ser bastante popular entre os internautas.

Procurado pelo site, o Twitter afirmou que o significado da palavra "Tweet" deve ser preservado para prevenir confusões. Apesar do pedido judicial de cancelamento do registro da frase, o Twittad ainda mantém o símbolo de marca registrada em seu slogan.

Redes Sociais



Segundo informações divulgadas pela Agência das Nações Unidas, até o final de 2010 um terço da população mundial terá acesso a rede mundial de computadores. Em números são mais de 2 bilhões de usuários dos quais 71% são dos países desenvolvidos e 21% dos subdesenvolvidos.

Todos esses dados só vêm a corroborar o poder da internet na vida das pessoas. Atualmente é notável que cada vez mais a publicidade ganha espaço nessa rede e com muito sucesso, um exemplo atual disso que está muito em alta, são os sites de compras coletivas, no qual Diariamente são oferecidos produtos e serviços a preços promocionais, com descontos reais a partir de 50%.

As redes sociais são hoje um dos maiores progressos da rede mundial de computadores. È comum que a maioria dos usuários da internet tenham Twitter, orkut, facebook entre outros, percebendo isso as empresas cada vez mais fazem uso dessas redes para vender, informar e até mesmo contratar profissionais. O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado constatou que 65% das empresas já utilizam essas ferramentas.

No topo da pirâmide encontramos o twitter como uma das redes sociais mais utilizadas pelas organizações. Segundo pesquisa realizada pelo Ibramerc, o twitter está sendo utilizado por 84% das empresas, em segundo lugar o You Tube 62% e em terceiro o Facebook com 61%. Para as empresas essas redes sociais tem a função de acompanhar o mercado, acompanhar o comportamento dos consumidores além de analisar a concorrência.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que é a TV Digital



   A TV aberta (terrestre) transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras utiliza canais analógicos com largura de banda de 6 MHz.

Na TV Digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de frequências disponível.

É possível desta forma transmitir:

Som e imagem de melhor qualidade viabilizando a Televisão de Alta Definição (HDTV). A resolução da imagem na TV analógica que é de 400 x 400 pixels poderá ser de até 1920 x 1080 pixels.
Mais canais (até 4) na mesma faixa de frequências utilizada por um canal analógico.
A TV digital apresenta algumas funcionalidades que permitem uma interatividade entre o telespectador e a emissora possibilitando:

O acesso à informações adicionais como por exemplo o menu de programação.
A iteração do usuário com a emissora, através de um canal de retorno via linha telefônica por exemplo, possibilitando a este votar ou fazer compras.
Consulte: TV Digital - Tire suas dúvidas

Receptores de TV

Com a introdução da tecnologia digital na radiodifusão de TV (TV Digital Terrestre), o usuário poderá optar por uma das seguintes situações:

Continuar a receber a TV aberta da forma atual utilizando a sua TV analógica.
Adquirir um conversor (set top box) que permitirá receber o sinal digital e convertê-lo para um formato de vídeo e áudio disponível em seu receptor de TV
Adquirir uma TV nova que já incorpore o conversor.
Consulte: Como ficam os receptores de TV atuais com a TV Digital?

Tecnologias

Existem em todo o mundo três sistemas de TV Digital – o sistema americano (ATSC), o sistema europeu (DVB) e o sistema japonês (ISDB).

Consulte: Tecnologias de TV Digital.

Implantação da TV Digital no Brasil

Em Jun/06 o Brasil adotou o padrão japonês (ISDB) para a TV Digital terrestre. Para detalhes consulte: Escolha do padrão de TV Digital

A definição ocorreu através do Decreto 5.820. Os principais pontos definidos no decreto são:

O decreto definiu que o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) adotará, como base, o padrão de sinais do ISDB-T e possibilitará transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV); transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil; e interatividade.
Ás emissoras de TV receberão um canal de radiofrequência com largura de banda de 6 MHz para cada canal analógico que possuam.
A transmissão analógica continuará ocorrendo, simultâneamente à digital, por um período de 10 anos até 29/06/2016. A partir de Jul/2013 somente serão outorgados canais para a transmissão em tecnologia digital.
Deverão ser consignados pelo menos quatro canais digitais para a exploração direta pela União Federal como canal do Poder Executivo, Canal de Educação, Canal de Cultura e Canal de Cidadania.
Em Out/06 foram definidas as etapas a serem cumpridas por cada Emissora de TV analógica para implantação da TV Digital no Brasil (Port MC 652).

O início das transmissões de TV Digital terá início na cidade de São Paulo e se extenderá depois para as demais capitais e principais cidades, até atingir todo o país.

Alta definição decola no mundo

  
   A queda dos preços de equipamentos a níveis acessíveis e a quantidade crescente de conteúdo atraente têm impulsionado a penetração da alta definição em nível global. No estudo Global HDTV Forecasts to 2016 – 6ª edição, a Informa Telecoms & Media calcula que cerca de 34 milhões de domicílios passarão a ter televisores em alta definição em 2011, elevando o total a 131 milhões de domicílios. A expectativa é de que este número triplique até 2016. A análise prevê ainda que, até o final de 2016, em alguns territórios a base instalada de HDTVs alcançará a totalidade dos domicílios.
O estudo aponta que a alta definição não decolará em qualquer território até que a principal emissora aberta passe a ter quantidade significativa de conteúdos em alta definição. Os grandes eventos esportivos, em particular os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo de Futebol, estão entre os conteúdos que estimulam a troca de equipamentos.
Atualmente, a América do Norte é a região com maior penetração da alta definição, que ao final de 2010 era de 2/3 da base de televisores.

[Fonte: Tela Viva]

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MARKETING MUSICAL EXISTE?

 
         
    É comum, hoje em dia, chegarmos a um shopping, a uma loja (as de conveniência então...) ou até mesmo a um restaurante e sermos surpreendidos por novas ações no ponto de venda ou descobrirmos novas mídias internas inventadas, recriadas ou simplesmente bem aproveitadas.

Uma dessas novidades (que de novo nada tem, apenas o fato de, hoje, serem encaradas como itens importantes da comunicação das empresas) é o Sound Branding. O som da marca é uma das ações mais importantes na comunicação direta com o público final. Música é algo que todo mundo gosta, e tem o poder de associar imediatamente uma marca a um determinado público. É claro que por fazer uma associação direta e imediata, deve ser profundamente estudada antes de ser “tocada” em determinado estabelecimento, não aceitando erros. Portanto, antes de se criar uma trilha sonora, escolhendo as músicas que devem ser tocadas em cada estabelecimento, um estudo especifico de posicionamento do cliente deve ser feito de forma criteriosa, atentando-se para indicadores como público alvo, imagem da marca, lay-out do estabelecimento, classe social atingida, preço, equipe de vendas, conceito de coleção, dentre outros fatores.

Até ai, esclarecemos o que é o som da marca. Agora, pensem em organizarmos as músicas que estarão na programação, dividindo-as por horário e dias da semana, respeitando os diferentes públicos e os diferentes objetivos do cliente que sai às compras na segunda pela manhã e do outro que sai sábado à noite. Ou ainda, quem sabe, estabelecendo periodicidade para cada estilo, por exemplo: Que tal um restaurante contemporâneo resolver comemorar os 50 anos da Bossa Nova. Então, a cada duas músicas, a terceira é uma bossa? Ou, ainda, um cliente comemora o ano da França no Brasil e resolve tocar, a cada 20 minutos, uma saudação em francês? Quem sabe, ainda instalar caixinhas de som do lado de fora de sua loja para chamar o cliente que está passando a ouvir aquele som que por si só já diz toda a pretensão da marca? Finalmente, porque não criar um espaço onde o cliente pode entrar e escolher a música a ser tocada enquanto ele está comprando e gastando seu dinheiro com aquele bem ou serviço? Pronto! Ai está o Marketing Musical.
Ah, e ele existe!

(Pedro Ganem Salomão - sócio da produtora Rádio Ibiza)

sábado, 25 de junho de 2011

Novo grupo de hackers invade página do IBGE e critica LulzSec




Na madrugada desta sexta-feira (24/6), o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi atacado por um grupo de hackers que se intitula como Fail Shell. Eles deixaram uma mensagem na página, informando que, neste mês (junho), o País sofrerá o maior número de ciberataques de sua história. Além disso, criticaram a atuação do Lulz Security (LulzSec) e do Anonymous, citados por eles como "grupos sem qualquer ideologia".

Vale destacar que, desde quarta-feira, suposto braço brasileiro do grupo de hackers Lulz Security, o LulzSecBrazil,  atacou os sites da Presidência da República, da Receita Federal, do Ministério do Esporte e da Petrobrás.

Após o ataque, a página do IBGE foi tirada do ar. Mas, segundo notícia veiculada pela Agência Brasil, os hackers tinham deixado a seguinte mensagem: “Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo fail shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir. Atacado por Fireh4ck3r. Brasil, um país de todos!  Não há espaço para grupos sem qualquer ideologia como LulzSec ou Anonymous no Brasil”.

terça-feira, 14 de junho de 2011

30 anos sem Mazzaropi

Há exatas três décadas, Mazzaropi, um dos grandes nomes da história do cinema nacional, falecia vítima de um câncer na medula óssea. Ao longo de sua carreira, o paulista Amácio Mazzaropi atuou, produziu e dirigiu inúmeros longas-metragens entre os anos 50 e 70.
O personagem Jeca Tatu, do filme homônimo de 1959, é considerado, até hoje, o grande sucesso da carreira do artista. Seu último trabalho nas telonas seria "Maria tomba homem", de 1981.
Em 2006, o ator foi homenageado através do filme "Tapete Vermelho", estrelado por Matheus Nachtergaele e Gorete Milagres. Apesar de ser cultuado nas décadas de 90 e 2000, Mazzaropi não teve o talento reconhecido à sua altura enquanto viveu.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Menor câmera fotográfica e filmadora HD do mundo chega ao mercado com ótimo preço

Uma câmera o mais mini possível. Essa é uma proposta datada e inúmeros fabricantes de todo o mundo já contribuíram para a empreitada. Novidade mesmo, entretanto, seria se lançassem uma câmera realmente pequena, mas com grande qualidade em foto e vídeo, e foi o que a Chinavasion acabou de fazer.
Não é raro encontrar exemplares de câmeras fotográficas bastante pequenas e voltadas à discrição e conforto no transporte. Contudo, esta é a primeira vez que nos deparamos com uma câmera que consegue ser (incrivelmente) menor que as de seus concorrentes e com recursos muito melhores, com apenas 1.25 polegada e resolução HD.


Recursos
Não há como não comparar o produto às demais de seu segmento. Equipada com cartão de memória de 2 GB (com suporte para até 32 GB), a portátil e simpática câmera, que possui o visual de uma DSLR, é o menor exemplar da categoria, além de possuir ainda outros méritos. Conforme anunciado pelo fabricante, com ela é possível, além de tirar fotos com resolução de 8 MP, gravar vídeos de até 720p (1280x720) 30fps (frames por segundo), no formato .AVI (XVID).

Minicâmera possui, também, qualidade. (Foto: Divulgação)
Minicâmera possui, também, qualidade. (Foto: Divulgação)

Complementando a experiência em vídeo, há também um microfone incluso, com alcance de captação sonora de até três metros. Em termos de vídeo, a pequena câmera só possui um defeito: não possui recurso zoom. Mas considerando seu porte e qualidades, é fácil desculpá-la por esse deslize.
A minicâmera conta com autonomia de bateria de uma hora, sendo totalmente recarregada entre duas e três horas, e sua interface é feita via USB 2.0, podendo-se descarregar seu conteúdo em computadores com sistemas operacionais Windows ME/2000/XP/Vista (versão 32 bits) /Windows7, Mac ou Linux.
Fãs de fotografia e comodidade certamente se interessarão por esta mais do que simpática e competente câmera. Ela possui ainda um último trunfo: bom preço. É possível garantir a sua por apenas US$ 44,49 no site da Chinavasion
Via: Technabob

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sony NEX-VG10: primeira câmera com objetivas intercambiáveis para o público consumidor



A possibilidade de trocar objetivas em câmeras sempre fez parte dos equipamentos profissionais e raramente é vista em equipamentos do segmento semi-profissional. A objetiva padrão nas demais câmeras é a lente zoom, contemplando uma variação de distância focal que abrange algo no domínio das grande angulares e um valor maior no domínio das tele-objetivas. No entanto, além da restrição da qualidade de imagem das lentes zoom, tem-se também a restrição nos valores de distância focal, o que leva esses segmentos à procura de câmeras que permitem a troca (intercâmbio) de objetivas. Não mais: a partir de agora, também o segmento de usuários domésticos passa a contar com essa possibilidade, com a Sony NEX-VG10.
As objetivas opcionais disponíveis (a câmera é fornecida com uma zoom 18-200mm com acionamento manual) incluem uma outra zoom, 18-55mm e uma grande angular 16mm, todas elas com o encaixe E-mount da Sony, desenvolvido para suas novas câmeras still compactas que trocam lentes, como as Alpha NEX-3 e NEX-5 e agora trazido para a VG10. Um adaptador opcional faz a conversão e permite também o uso das objetivas de encaixe A-mount da mesma Sony. A câmera traz muitas características das Alpha NEX, como o sensor CMOS de tamanho equivalente ao padrão APS-C. Este tamanho de sensor (quase 20x o de um sensor de 1/3pol, comum em diversas câmeras) assemelha-se muito às dimensões do fotograma Academy Aspect de cinema 35mm, permitindo a obtenção com facilidade do efeito da pouca profundidade de campo.
A captura do som no microfone da câmera é feita através de 4 cápsulas localizadas à frente de sua alça superior de apoio, em um esquema que simula eletronicamente a distribuição espacial do áudio surround. A câmera captura imagens no formato AVCHD, em 30p, utilizando resolução full HD nesse processo, porém não efetua a gravação nesse modo e sim em 1080i após conversão interna. A gravação é feita em cartões Memory Stick, SD, SDHC e SDXC.
A câmera apresenta ítens de design não tradicionais como o microfone citado e a localização do viewfinder, na parte posterior da alça de suporte. Também faz fotos, com 14 megapixel de resolução.

            O  preço sugerido (EUA) é de 2.000,00 dólares            (janeiro / 2011)

Fonte: fazendo video

sábado, 4 de junho de 2011

Você já conhece a TV Digital Rural?

Para receber o sinal TVDR pela parabólica, a antena precisa estar na área de cobertura. Somente receberão o sinal, antenas instaladas em localidades rurais, fora dos núcleos urbanos dos distritos e das cidades.




TVDR - Televisão Digital Rural - é a TV digital para áreas rurais na parabólica.
O objetivo do sinal TVDR é cobrir locais onde o sinal digital terrestre, em UHF, não alcança.

A imagem da minha TV vai melhorar?
O sinal TVDR recebido pelas antenas parabólicas é melhor: tem som com qualidade de CD e imagem digital em alta definição, sem chuviscos, fantasmas e interferências.

Onde tem cobertura TVDR?
O sinal TVDR já está disponível em todas as áreas rurais do Brasil, segundo a classificação oficial do IBGE. Para mais informações sobre essa classificação

O sinal TVDR é em alta definição?
Toda a programação em alta definição, pode ser recebida nas parabólicas localizadas em áreas rurais.
A qualidade da imagem em alta definição nas transmissões da Rede Globo é sempre Full HD (1080 linhas), com aspecto de tela 16:9 (widescreen). Alguns programas são transmitidos com áudio digital AAC 5.1.
O modelo da TV que determina a qualidade da imagem exibida, veja os exemplos:
- TV LCD ou plasma Full HD - 1080 linhas
- TV LCD ou plasma HD Ready - 720 linhas
- TV analógica convencional - 480 linhas.

Tenho que pagar mensalidade?
Não. A transmissão de TV Digital Rural é via satélite, aberta e gratuita. Você precisa estar na área de cobertura para receber o sinal.

Qual o equipamento necessário?
Para assistir à TV Digital Rural, você precisa de uma antena parabólica e de um receptor TVDR.

A quais canais vou assistir com o receptor TVDR?
O receptor TVDR recebe os sinais digitais que estão disponíveis no satélite Banda C.
Atualmente, todas as emissoras brasileiras transmitem o sinal digital pelo satélite Banda C.

Nas cidades, vou receber sinal TVDR na parabólica?
O sinal TVDR é atualmente recebido por antenas parabólicas somente nas regiões rurais, que estão fora das áreas de cobertura do sinal terrestre.

As cidades e os centros urbanos não estão na área de cobertura TVDR. Para saber se sua cidade já tem TV digital, em UHF, acesse o site  tvglobodigital.com.  

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Portfolio, portifólio e portfólio...qual a grafia correta?

Pouca gente tem firmeza na hora de escrever esta palavra tão usada em agências. É com i ou sem i? Tem acento? Nem o Word sabe. Veja a origem do termo e considere usar porta-fólio.


Pois é, mais um termo que gera confusão. Afinal, o que a gente carrega debaixo do braço ou publica virtualmente em nossas “pages” tem acento? Tem “i”? Bom, ainda que o que interesse mesmo seja o conteúdo, vamos pesquisar e definir a forma.

Pois é, mais um termo que gera confusão. Afinal, o que a gente carrega debaixo do braço ou publica virtualmente em nossas “pages” tem acento? Tem “i”? Bom, ainda que o que interesse mesmo seja o conteúdo, vamos pesquisar e definir a forma.
Segundo o dicionário publicitário online, a palavra significa:

1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa.

2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional.

3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.
No italiano moderno a palavra se tornou portafoglio e no inglês portfolio. É curioso o fato de em português utilizarmos portfólio ou portifólio ao invés de porta-fólio, que é o correto e o mais natural na latinização moderna da palavra.
Enfim, a expressão portfólio é claramente ligada ao anglicismo, com o aportuguesamento caracterizado pela inclusão do acento na letra “o” pois se trata de uma paroxítona terminada em ditongo oral.

Use portfolio e porta?fólio. Evite portfólio e portifólio

O vocabulário da propaganda utilizado no Brasil é excessivamente influenciado pelas expressões inglesas, numa referência ao trabalho desenvolvido pelos norte–americanos na construção dos modelos e referências desta área.
Assim, a palavra portifólio é usada – mas não conta nos dicionários Aurélio, Houaiss ou Michaelis, onde a grafia certa é “porta-fólio”. Esta, portanto, é a adequada quando se busca de uma identidade nacional para se utilizar o termo.
“Portifólio” talvez seja usado por uma questão fonética, afinal soa bem estranho a pronúncia da alternativa portfólio com o “t” mudo. Mas não consta dos dicionários que citamos.
Como se trata de uma palavra de utilização restrita no segmento artístico e de comunicação, é natural que se encontre uma ausência de conceituação até em dicionários renomados, prevalecendo a definição leiga que utiliza indiscriminadamente as duas formas: portfólio ou portifólio.
Você pode usar “portfolio” e “porta-fólio” e deve evitar portifólio. Só não esqueça da qualidade do conteúdo…

Por Luiz Gonçalves

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Agências de publicidade começam a aderir às políticas de administração de tempo

Busca pela perfeição, jobs em grande quantidade e excesso de informações fazem o dia de trabalho do publicitário ter 15 horas em média, certo? Nem sempre. Especialista em administração do tempo e produtividade, Christian Barbosa diz que ninguém trabalha – de fato – tantas horas por dia, mesmo porque os profissionais não são robôs programados. Entretanto, uma pesquisa realizada pela empresa dele, a Triad PS, especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo, revelou que 80% das pessoas enrolam de 30 minutos a três horas em um dia.

Em todas as áreas, MSN, redes sociais e e-mail são grandes ladrões de tempo. É certo que, na publicidade, os profissionais devem ter mais liberdade para criar. Mas não se deve confundir ócio criativo com enganação, segundo Barbosa. “A pergunta-chave é ‘esta atividade está trazendo resultado?’ A pessoa que só joga o dia todo não consegue pensar em mais nada. É melhor focar em atividades que gerem ideias, como quem ouve música para se inspirar e acaba pensando em algo brilhante”.

Existe um outro fator importante na vida de quem costuma se perder nos afazeres diários. Quando se fala que a pessoa produz mais quando o prazo para entregar um job está prestes a acabar é verdade. O especialista explica que isso é o senso de urgência, em que o profissional fica viciado em adrenalina. “O tratamento nesses casos é tirar o vício, treinando o cérebro a se antecipar. Então em vez de esperar a adrenalina, neurotransmissor liberado durante o estresse físico ou emocional, o profissional pode fazer o trabalho com antecedência e, assim, liberar a endorfina, que resulta na boa sensação de ver o trabalho finalizado”, explica.

Não só o funcionário precisa estar atento à rotina caótica de muitas horas trabalhadas, mas as empresas também devem oferecer e disponibilizar maneiras de garantir mais qualidade de vida durante o expediente, apontam os especialistas. Trabalhando menos horas e tendo mais tempo para se divertir, surgem benefícios aos funcionários e à própria empresa. Cada agência de publicidade tem encontrado sua maneira de melhorar a rotina dos profissionais. Mesmo assim, ações como as retratadas na reportagem quase inexistem no mercado publicitário.

A AlmapBBDO já é reconhecida por manter a harmonia em suas dependências. Os executivos da agência estimulam os funcionários a organizar suas tarefas de modo que o expediente se prolongue até no máximo às 19h30. Este ano, a agência passou a oferecer o curso de gestão de tempo, com duração de oito horas. Durante o treinamento, os funcionários têm acesso a ferramentas de administração de tempo e conhecem os “raptores do tempo”. “O interessante é transmitir a eles a ideia de que flexibilizar o horário é legal e perder a noção do tempo é ruim”, diz Margareth Cardoso, gerente de Recursos Humanos da AlmapBBDO.
Na Dreams – Arquitetura de Ideias, o posicionamento da agência é diferenciado. Quando decidiram fundar a empresa, Marcelle Comi e sua sócia Fernanda Lancellotti assumiram o compromisso de preservar a felicidade dos funcionários e a harmonia na agência. Analisando as longas jornadas de trabalho e o ambiente competitivo das agências, elas prometeram que em sua empresa seria diferente. Tanto as sócias quanto os funcionários conseguem manter a vida profissional e a pessoal em alta. “O preceito básico de quem exerce a liderança é a confiança. O ritmo é puxado, não há espaço para firula, a performance é importante, mas todo mundo tem que estar feliz”, diz Marcelle.

O horário dos colaboradores é flexível. Tudo é planejado e organizado de forma que o trabalho seja entregue no prazo combinado. Na segunda-feira, é realizada a reunião para trocar informações sobre os jobs em andamento e o brainstorm de novos projetos. Sabendo das prioridades, cada um fica responsável por sua agenda. Caso precise resolver algo pessoal, ir ao médico ou trabalhar em casa, o profissional é livre. Todos têm notebook e smartphone, pelos quais estão conectados o dia todo. “Quanto maior for a flexibilidade maior é a produtividade”, garante Marcelle.

Outras agências se atentaram a isso. Duas delas, do Grupo ABC, criaram iniciativas de otimização de tempo. A Africa adotou uma política de horário para os funcionários. Já a DM9DDB trouxe a ideia de home office para os colaboradores. “Hoje temos ferramentas digitais que permitem estarmos conectados em tempo integral. Além disso, os funcionários passam a ter melhor qualidade de vida e administração do tempo”, diz Maria Eduarda Gordilho, head de RH da DM9DDB.

Alguns profissionais, principalmente da Criação, já atuam em casa. “Tudo é negociado de acordo com a necessidade do departamento e do gestor da área”, diz Maria Eduarda. De acordo com ela, os benefícios para a empresa são inúmeros: “Existem o aumento da produtividade, a diminuição de licenças médicas, a retenção de talentos, a revisão contínua dos processos, a melhoria do clima organizacional, o gerenciamento de expectativas entre líder e liderado, além da maior atratividade para a empresa”.

Por Renata de Salvi

domingo, 22 de maio de 2011

Como são as lentes fotográficas por dentro?

Sempre haverá uma pessoa curiosa o suficiente para se perguntar como é um dispositivo por dentro. Era questão de tempo, até que um fã de tecnologia cortasse uma lente de câmera carissima para ver e mostrar ao mundo o que ela esconde no seu interior.
Lente cortada ao meio! (Foto: Divulgação)
Lente cortada ao meio! (Foto: Divulgação)

Não é à toa que o conjunto ótico de uma câmera é a parte mais cara e frágil de uma máquina profissional. A montagem de uma lente é bastante complexa, pois os cortes tem que ser feitos perfeitamente, sem o menor erro e com o máximo de precisão. Por isso apenas profissionais qualificados podem executá-la, o que acaba fazendo com que ela se torne um produto caro.
Mas é claro que uma lente não é cara apenas por causa da sua mão de obra, mas também porque ela é composta por vários objetos diferentes e de alta qualidade, basta observar a imagem acima para você mesmo constatar isso.
O que compõem uma lente pode variar de acordo com o seu tipo ou fabricante, algumas são feitas de vidro, outras de plástico e algumas até mesmo com a combinação dos dois. As de vidro são uma das melhores lentes, porque elas oferecem uma clareza muito maior, fazendo com que seja mais difícil que você tire uma foto tremida ou granulada.
O zoom óptico é uma das características que só existem por causa da lente, ao usar o zoom você na verdade está movendo as lentes dentro da câmera. Observe a imagem acima, é como se existissem várias camadas da lente, e essas camadas são as responsáveis pelo zoom e pelo foco que você faz antes de tirar uma foto.

Fonte: Marcell Almeida

quinta-feira, 19 de maio de 2011

COMO VENCER UMA DISCUSSÃO


Viver em sociedade é negociar, ceder, repartir, argumentar! Não importa se estamos brigando pela posse do controle remoto da TV em casa, ou argumentando em  uma  reunião de metas e ações entre departamentos na empresa. O fato é que estamos constantemente defendendo idéias, e muitas vezes, com unhas e dentes. O problema é que nem sempre vencemos.

Para garantir melhores resultados no futuro é preciso saber, antes de tudo, que não é uma boa alternativa impor sistematicamente suas idéias ou dizer que as do outro estão erradas. É mais fácil fazer alguém concordar com você conduzindo-o a concluir por si mesmo a resposta ou solução que na verdade você deseja implantar.

Para isso basta aplicar algumas técnicas de comunicação estratégicas para situações de conflitos: Primeiro, demonstre tranqüilidade. Livre-se da ansiedade de chegar logo a um denominador comum. Em seguida ouça muito. Deixe que seu oponente esgote os argumentos. Guarde as informações relevantes que ele passar e principalmente as que servirem como boa fonte de refutação.

Além disso, evite afirmativas categóricas. Procure interagir por meio de perguntas, de maneira que as respostas que ele der levem o assunto diretamente para as idéias que você quer defender. Alguns exemplos: E você acredita que isso (a idéia dele) pode garantir o resultado que esperamos? E como podemos chegar até esse objetivo? Você acredita que, se nós tomarmos outro caminho (diga a sua idéia como uma possibilidade hipotética) não seria uma boa maneira de atingir o resultado? Imagine se… (e lá vai sua idéia de novo no campo das hipóteses) o que aconteceria?

E finalmente, lembre-se de elogiar eventualmente as idéias e opiniões que o outro apresentar, especialmente as que estiverem inclinadas para a sua posição. O objetivo aqui  não é omitir suas idéias, mas deixar a outra pessoa em uma situação confortável para mudar de opinião sem sentir que perdeu  para você.
Seguindo calmamente essas técnicas durante discussões, discordâncias ou reuniões decisivas, dificilmente você não conseguirá quebrar alguma resistência, ganhar alguns pontos a seu favor ou mesmo conseguir total adesão às suas idéias. Que tal colocá-las em prática? Vá em frente! E boa sorte!

KARINA MAIA - Comunicação Verbal e Life Coaching
http://www.karinamaia.com.br/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uso das cores na publicidade



As cores influenciam psicologicamente os seres humanos de várias maneiras. Além disso, causam estímulos diferentes e é  por isso que quando vamos realizar um trabalho publicitário visual devemos saber que estamos trabalhando com um elemento de   resposta rápida,  e este vai gerar em seus observadores, sensações que podem ser favoráveis ou não, então devemos estar ligados a sua psicologia para que nossa peça gráfica possa atingir o objetivo desejado.

A publicidade  faz uso de várias técnicas para chamar a atenção dos consumidores e por conseguinte vender seus produtos. Um dos pontos básicos da propaganda é a atenção que o público vai dedicar  à peça, e é por esse motivo que se faz uso das  cores que tem  uma capacidade mais intensa de atrair emocionalmente as pessoas, despertando alegria, desejo paixão força  etc.

Podemos citar o Mc'Donalds  como uma das empresas que mais sabem  fazer uso das cores. O amarelo e o vermelho estão totalmente presentes na marca e nos seus estabelecimentos, O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos utilizados em grande quantidade estimulam os consumidores a comerem mais e com certa agilidade, já que estas geram certo desconforto quando  visualizadas por muito tempo.
A cores podem ser divididas em cores quentes e frias. As cores mais suaves passam uma certa calma,  possuem comprimentos de ondas menores, diminuem a temperatura do corpo, expressam sutileza,  classe. Em oposição temos as cores quentes, que chamam mais atenção e tem alto poder  de penetração aumentando a temperatura do corpo.

De acordo com os estudos do Prof. Modesto Farina, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade:

VERMELHO: Aumenta a atenção, é etimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.

LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.

AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.

VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.

AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.

ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúcios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; deluminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.

VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indvíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.
.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Samsung D9500: TV de 75 polegadas é a maior tela 3D do mundo

 A Samsung vai lançar no próximo mês na Coréia do Sul a sua TV topo de linha, a D9500, uma Smart TV de incríveis 75 polegadas que conta com retroiluminação LED e tecnologia 3D. Vale destacar que esta é a maior tela 3D do mundo até o momento. 
Samsung D9500 (Foto: Divulgação)Samsung D9500 (Foto: Divulgação)
A interface Smart Hub permite que você acesse conteúdo da internet na tela da TV, e a tecnologia 3D Hyperreal Engine promete imagens de excelente qualidade em três dimensões. Além de ter conversor de programas 2D para 3D, a Samsung D9500 também conta com resolução Full HD 1080p tanto em 2D quanto em 3D.
Esta TV conta ainda com o "Secret Design", o novo e caprichado padrão visual da Samsung para 2011. Outro detalhe interessante é que a tecnologia "Black Diamond" da tela promete mostrar o conteúdo em 3D com a mesma qualidade em qualquer ângulo que a pessoa esteja assistindo.
Além do controle remoto com teclado completo que acompanha a D9500, a Samsung vai oferecer aplicativos de controle para você comandar a TV com os tablets Galaxy Tab e os smartphones Galaxy. Ao instalar o programa, seu tablet ou celular passa a funcionar como um controle remoto convencional, além de acessar os recursos exclusivos da Smart TV, é claro.
Como você já deve imaginar, uma TV deste tamanho não vai custar nada barato, e a Samsung D9500 vai sair pelo equivalente a US$ 17.600 na Coréia. Ainda não existem informações de quando ela será lançada em outros países.

Fonte: Nick Ellis

quarta-feira, 4 de maio de 2011

TV Globo adota o sistema Previzion VFX para backgrounds de telenovelas

A Lightcraft Technology anunciou a venda do sistema Previzion VFX para os estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro. A aquisição desta tecnologia permitirá à emissora baixar os custos de produção das telenovelas e trazer mais qualidade e agilidade aos cenários virtuais. O sistema Previzion VFX, desenvolvido pela Lightcraft, permitirá uma considerável otimização na produção das telenovelas da emissora, na medida em que oferece uma pré-visualição precisa dos backgrounds desenhados sobre o ‘chromakey’.   Segundo Eliot Mack, fundador da Lightcraft e arquiteto do sistema Previzion, os principais benefícios da ferramenta são a economia de tempo e de dinheiro, além da ampliação da liberdade artística. “O diretor e produtor passam a visualizar suas imagens imediatamente ao invés de esperar por dias semanas, baixando assim o custo da produção e permitindo mais criatividade para a utilização de efeitos visuais”, disse Mack para a equipe da Produção Profissional.

O criador do Previzion disse que o sistema permitirá à TV Globo concluir muitas gravações VFX (efeitos visuais virtuais) em tempo real, sem a necessidade de pós-produção. Além disso, esta tecnologia permite o posicionamento de uma câmera virtual no espaço real pois, baseado nos dados da lente da câmera, o sistema reconhece todos os seus recursos como zoom, profundidade de campo, desfoque, entre outros. Essa câmera virtual é capaz de reproduzir as características da câmera real e inserir efeitos virtuais em partes do cenário real com uma integração e sincronismo tão perfeitos que se torna impossível para o telespectador saber se houve um efeito na cena ou não.

Segundo Denis Carvalho, diretor de novelas da emissora carioca, o Previzion proporciona uma grande flexibilidade para o uso de fundos com movimento dinâmico. “Desde que fizemos uma experiência com o sistema Previzion, ficou claro que era a única ferramenta que poderia proporcionar uma produção de qualidade VFX em tempo real, a fim de cumprir os nossos planos de produção mais exigentes".
De acordo com Eliot Mack, o Previzion é perfeito para a programação da TV Globo e suas demandas mais exigentes, visto que as produções televisivas e cinematográficas precisam combinar ‘live actions’ (cenas filmadas com atores reais) sofisticados e personagens animados, com a pressão para diminuir os custos de produção, acelerar a recuperação dos efeitos visuais, e, simultaneamente, proporcionar melhores ferramentas para o time criativo no set”.

Segundo a própria Lightcraft, a TV Globo produz em média 5 horas de material inédito por dia, e esta demanda de produção exige um sistema que atenda os padrões de qualidade da emissora e ainda ofereça flexibilidade para alterar os fundos digitalmente na pós-produção.

Francisco Lima, chefe do departamento de Produção Virtual da TV Globo disse que pretende usar cenários virtuais para suas novelas diariamente. "O Previzion nos ajudará a criar cenários que antes eram impossíveis de serem criados devido ao espaço, às restrições de custo e ao tempo limitado para fazê-lo em pós-produção. É uma meta desafiadora e estamos confiantes de que a parceria desenvolvida com Lightcraft Technology certamente nos permitirá chegar lá".

Segundo a emissora, a evolução das produções estão ocorrendo de tal maneira que já é possível prever que um dia as cenas em ‘chroma’ sairão prontas do estúdio sem ter que passar pela finalização na pós-produção.

A Lightcraft Technology esteve na última edição da NAB 2011 e apresentou como principais novidades ferramentas para a utilização de máscaras e efeitos desenhados com ajuste em tempo real, fundos 3-D criados com a tecnologia de fotogrametria, estabilização de imagem captada com steadicam e inovações nas imagens de carros em movimento com reflexos tratados em tempo real e na integração de objetos/personagens animados.

Por Bruno Bacchi

Acervo TV Online: SBT venderá horários para igrejas

Acervo TV Online: SBT venderá horários para igrejas: "O SBT, que até agora resistia à tentação de locar seus horários para as igrejas evangélicas, abrirá espaço para as pregações em suas madruga..."

SBT venderá horários para igrejas

O SBT, que até agora resistia à tentação de locar seus horários para as igrejas evangélicas, abrirá espaço para as pregações em suas madrugadas.

Segundo fonte graduada da emissora, o SBT resistiu até onde pôde, mas na situação atual estas receitas da venda de horário serão importantes para o equilíbrio econômico da empresa. O SBT está em negociação com as igrejas e deve começar as transmissões muito em breve, diz a fonte.

Venda de ativos

Por outro lado, segundo fontes do mercado financeiro, para reduzir eventuais pressões de caixa causadas pelos custos da dívida, o Grupo Silvio Santos já está providenciando a venda de ativos. O que se comenta é que o Bradesco foi escolhido para oferecer ao mercado as mais de cem lojas do Baú da Felicidade. A expectativa é de conseguir um valor entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões. A operação já estaria em andamento. André Mermelstein e Rubens Glasberg.

Tela Viva News

terça-feira, 3 de maio de 2011

Emissora japonesa NHK testa resolução inédita de transmissão de TV

A resolução é quatro vezes maior que à da alta definição (1080p)



A NHK, emissora pública japonesa, testou mundialmente uma resolução de 8k (7680 x 4320 pixels), qualidade que chega a ser quatro vezes superior à alta definição de 1080p. A transmissão, que teve a colaboração da NTT Electronics, atravessou o globo com um lag de apenas 0,3 segundos - um grande marco, se comparado à transmissão comum de imagens por satélite, que apresenta um lag médio de 1,2 segundo.

A Super Hi-Vision, como é conhecida, acompanha canais de áudio 22.2. De acordo com o Akihabara News, a tecnologia de super-alta definição começou a ser testada em 2008, e seu último teste bem sucedido ocorreu em setembro do ano passado. Neste último experimento, Londres transmitiu um concerto ao vivo para o Japão. Para a transmissão do concerto, foi necessária a utilização de uma banda de 24 GB.

É esperado que, até 2020, a tecnologia esteja pronta para ser usada pela emissora regularmente.

Teste de QI

Que tal testar o nível da sua inteligência usando testes da internet?
Veja os links que separamos pra vc, boa sorte!

Cidadão Kane, obra-prima de Orson Welles, completa 70 anos

 
Um revolucionário do passado se tornou septuagenário neste domingo, 1º de maio. Cidadão Kane, de Orson Welles, que para muitos críticos e pesquisadores é o principal marco do cinema moderno (e, segundo boa parte dos especialistas, o melhor filme de todos os tempos), teve sua pré-estreia em Nova York em 1º de maio de 1941. A estreia mesmo ocorreu apenas em setembro daquele ano. Os quatro meses de diferença foram gastos com a tentativa de emplacar campanha publicitária à altura dos custos da obra, o que nunca ocorreu, e a pressão da produtora RKO sobre Welles para convencê-lo a mudar algumas coisas (o contrato entre eles não autorizava a empresa a mexer no filme sem consentimento do diretor) - o que também não aconteceria -, de modo que o Cidadão Kane a que assistimos foi realmente aquele desenvolvido pelo cineasta.

Se a tal campanha maciça nunca ocorreu, foi por culpa do próprio enredo de Cidadão Kane. A história de Charles Foster Kane, a criança problemática que se torna magnata das comunicações, tinha cheiro demais de ser a biografia ácida, crítica e velada de um magnata das comunicações do mundo real, William Randolph Hearst. Segundo a mitologia hollywoodiana, esse teria simplesmente boicotado o filme de Welles em sua rede de rádios e jornais e pressionado outros veículos e boa parte da comunidade cinematográfica a fazê-lo também.

A importância de Cidadão Kane para os críticos e historiadores não vem de acréscimos que fez ao léxico cinematográfico. Boa parte das estruturas que o filme usa, como flashbacks, profundidade de campo, câmeras altas e baixas, já existiam bem antes de Orson Welles interromper sua bem-sucedida carreira no teatro e no rádio para se dedicar às telas. Welles atuou nos domínios da sintaxe cinematográfica: explorou cada um daqueles elementos no máximo de seu potencial ao investigar as possíveis relações entre eles e com o restante da linguagem do cinema de sua época. No processo, construiu novos sentidos para cada estrutura, apontou para contextos onde poderia ser usada com eficiência máxima como elementos narrativos.

Ironicamente, muitos dos que apontam Cidadão Kane como um dos maiores filmes da história se recusam a gostar dele. Poucas obras conquistam essa posição tão contraditória dos especialistas quanto o clássico de Orson Welles. Se alguém sair perguntando a críticos quais são seus filmes favoritos na obra do diretor, provavelmente receberá mais respostas para A marca da maldade, O processo, A dama de Shangai, Macbeth, Verdades e mentiras ou mesmo o singelo telefilme A história imortal. Cidadão Kane talvez seja perfeito demais para ser amado, é a explicação que a maioria dá. Essa obra tão impecável, tão ousada, acaba parecendo fria para a maioria das pessoas, mais apta a excitar o cérebro que o coração. Pode ser. Mas é só ver o que é a produção industrial da atualidade, de blockbusters como Avatar (de James Cameron) a criações autorais como Biutiful (Alejandro González Iñarritu), para constatar: todos aprendemos direitinho as lições dadas por Cidadão Kane.

Por Marcello Castilho Avellar, do Estado de Minas

Prêmios:Oscar: Vencedor dos Prêmio de Melhor Roteiro - Indiaco aos Prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Fotografia.
Associação de Críticos de Nova York: Vencedor do Prêmio de Melhor Filme

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Entenda como funciona a interatividade na TV digital

Usuário vai poder acessar informações complementares sobre programas.
Enquetes, sinopses de filmes e escalações do futebol são algumas das opções.
A TV digital, que estreou na Grande São Paulo em 2 de dezembro, tem a interatividade como uma de suas características principais.

O sinal digital estabelece um canal de comunicação entre telespectador e emissora, permitindo que informações complementares sobre determinado programa fiquem disponíveis para o usuário. Será possível votar em enquetes, conferir escalação de times durante um jogo ou até mesmo conferir a grade de programação de algum canal.

As informações vão aparecer na tela em formato de gráficos, tabelas e box adicionais. Enquanto os conversores digitais se preparam para receber as aplicações mais avançadas de interatividade, conheça alguma das características da TV digital no infográfico abaixo, incluindo detalhes sobre a interatividade.








 Fonte: G1



domingo, 1 de maio de 2011

Que novidades a TV digital vai trazer para a sua casa?


O básico todo mundo sabe: com a TV digital, a imagem e o som da telinha vão ganhar qualidade de cinema. Os fantasmas e chuviscos somem, e a resolução da tela dobra. "As TVs analógicas de hoje têm resolução de 480 linhas. Com a TV digital, essa resolução vai poder chegar a 1 080 linhas. Quanto maior a resolução, melhor a qualidade de imagem", afirma o engenheiro eletrônico Gunnar Bedicks, professor da Universidade Mackenzie. Quanto ao som, os dois canais das TVs atuais vão dar lugar a cinco. Quando começa esse show? Ainda neste ano, os brasileiros devem ter acesso a algumas transmissões experimentais e, em setembro, devem começar a ser vendidos os conversores - caixinhas parecidas com as de TV a cabo que vão permitir que a sua TV velha receba imagem digital. Os fabricantes estimam o preço desses conversores em até 400 reais. Agora, o mais legal da TV digital - as tão faladas "novidades interativas" - ainda vai demorar até 15 anos para ocupar de vez a sua sala. Boa parte destes recursos não depende só da transmissão digital: para que as emissoras resolvam investir neles, um número considerável de pessoas precisa ter modelos digitais adaptados para o show de interatividade. A gente dá um preview dessas invenções no infográfico abaixo.

Tela quente Recursos interativos devem pintar nos próximos 15 anos

INTERCINE
A internet vai ser parceira da TV. Usando as teclas do controle remoto - que vão ser parecidas com as teclas dos telefones celulares, que misturam letras e números -, vai dar para navegar pela web e até engatar um papo pelo Msn

24 HORAS
E o pesadelo de pegar um filme pela metade? Já era! Com a TV digital, dá para comprar a programação no horário em que você quiser. É um avanço em relação ao atual pay-per-view que é transmitido em horários fixos e predeterminados pelas emissoras

TODO SEU
Com as barras de informação customizadas, a tela da TV fica cheia de informações, todas escolhidas pelo telespectador. Um fã de futebol pode receber notícias só do Brasileirão, por exemplo. E as legendas (o recurso closed caption) ganham versões em várias línguas

CAÇA-FANTASMAS
A imagem da TV atual não é nenhuma maravilha: como o sinal analógico transmitido pelas antenas ricocheteia em paredes, rolam interferências, fantasmas e menor nitidez. E o tamanho da tela, na proporção de 4 por 3, perde espaço nas laterais, em comparação com o cinema

VIDEOSHOW
As TVs digitais ganham em nitidez porque têm bem mais linhas com pontos luminosos para a formação da imagem. Outra vantagem é o tamanho da tela, na proporção de 16 por 9, tipo cinema. A programação digital deve ganhar barras pretas em cima e embaixo da tela para adaptar o sinal digital às TVs analógicas

ZAPPING ZONE
Quem nunca ficou zapeando até achar algum programa interessante? Com a TV digital, essa busca fica mais fácil: com um toque no controle remoto, a emissora exibe sua grade de programação. E uma ferramenta de busca ajuda a achar aquele filme que você quer ver

VOCÊ DECIDE
Com uma linha telefônica ou uma conexão de internet acoplada à TV, vai ser possível participar de enquetes, como as do Big Brother, votar em programas de auditório e até comprar produtos anunciados nos intervalos comerciais

GRANDE FAMÍLIA
Os fabricantes de TV devem investir também em acessórios: teclados sem fio para facilitar a navegação, joysticks para joguinhos, caixas de som turbinadas e impressoras, pra sua mãe receber em tempo real aquela receita de bolo da Ana Maria Braga que você adora...

por Marina Motomura

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tem telejornal interativo no ar

Band Transmite aplicativo de jornalismo na programação aberta



A TV Bandeirantes está transmitindo, na cidade de São Paulo, um aplicativo com notícias e informações completares sobre os telejornais da emissora. A primeira versão do aplicativo traz informações sobre os perfis dos apresentadores (Joelmir Beting, Ricardo Bechat e Ticiana Villas) e notícias em destaques nas áreas Nacional, Internacional, Esporte e Política. Salustiano Fagundes, da HXD, desenvolvedora do aplicativo, afirma que este é o primeiro aplicativo desenvolvido para um telejornal com cobertura nacional na TV aberta, utilizando o middleware Ginga.
O acordo da HXD com a Band prevê atualizações do aplicativo, com a inclusão de novas funcionalidades, como a participação em enquetes e a possibilidade de avaliar o impacto de uma reportagem em tempo real.
O aplicativo do Jornal da Band também faz parte da divulgação do sistema brasileiro de TV digital na NAB, Durante o evento, a interatividade pode ser conferida na estande da EITV, no Pavilhão Brasil. O congresso da NAB é o principal evento do setor de radiodifusão, e aconteceu em Las Vegas de 9 a 14 deste mes.





  • Fonte - Interactive TV







  • Sinal da TV Digital cobre hoje 480 municípios

    O Brasil possui hoje 102 emissoras de TV com tecnologia digital, que cobrem 480 municípios – o equivalente a 87,7 milhões de pessoas, ou 45,98% da população brasileira. A expectativa é que a cobertura do SBTVD seja igual ou superior à cobertura analógica atual antes mesmo de 2016, ano em que está previsto o fim das transmissões analógicas.
    A partir deste mês, os dados sobre TV Digital poderão ser consultados no portal da Anatel na internet, em gráficos, tabelas e mapas (clique nos links acima), com o objetivo de mostrar à sociedade a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), instituído pelo Decreto n.º 4.901, de 26 de novembro de 2003 e implementado por meio do Decreto n.º 5.820, de 29 de junho de 2006, que estabeleceu as diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital, tendo como base o sistema japonês.
    Ainda este mês, agência reguladora colocará em consulta pública proposta de alterações dos planos básicos de TV Digital (PBTVD) para o interior dos Estados do Amapá, Rondônia, Roraima, Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Em maio, serão submetidas à apreciação da sociedade as propostas de alterações do PBTVD para o interior dos Estados do Rio Grande do Sul, Pará e Tocantins. Em junho, a Agência colocará em consulta pública as propostas de alterações do PBTVD no interior de Sergipe, Bahia, Paraná, Ceará e Rio Grande do Norte. Assim, a Agência encerrará, em 2011, o ciclo de estudos e planejamento para a disponibilização de canais de TV Digital em todos os municípios brasileiros.

    [Fonte: IDG Now!]

    quinta-feira, 28 de abril de 2011

    Romero Britto faturou US$ 30 milhões em 2010

    Um dos principais expoentes da arte plástica brasileira no exterior, Romero Britto faturou US$ 30 milhões de dólares no último ano. É o que informa reportagem de Roberto Kaz, publicada na revista Serafina deste domingo.

     
    romerobr imagem


    Agora vá até a casa da sua professora de educação artística e peça desculpas por ter falado que “colorir formas geométricas nunca deixará ninguém rico”.

    Facebook entra no mercado de compras coletivas


    O Facebook anunciou na terça-feira, 26, a entrada no mercado de compras coletivas com seu novo serviço, o Deals. A ferramenta ainda está em fase de testes nos Estados Unidos e, segundo a rede social, funcionará de acordo com a localização dos usuários.

    Segundo post no blog oficial do Facebook, o Deals será uma seção dentro do site principal da rede social, em vez de um serviço separado. Para participar das promoções, os usuários devem autorizar o novo serviço para que as ofertas, que serão postadas pelas próprias empresas, possam chegar a eles. Depois de habilitada a ferramenta, os internautas podem sugerir os descontos as pessoas de sua rede de relacionamentos do próprio Facebook.

    Por enquanto, o Deals funciona apenas nas cidades de Atlanta, Austin, Dallas, San Diego e São Francisco, todas nos EUA. O site de relacionamentos não informa quando o serviço terá a versão definitiva.

    Competição acirrada
    A entrada do Facebook no mercado de compras coletivas vem um dia depois de o Google ter anunciado o lançamento do Google Offers, que também está em fase de testes e funciona apenas na cidade de Portland, nos EUA. O Offers, ao contrário do Deals, será um site independente, mas com a marca do Google. O anúncio do serviço vem poucos meses depois de o site de compras coletivas Groupon ter rejeitado inúmeras propostas de compra feitas pelo Google, que, segundo boatos, chegaram a US$ 6 bilhões.


    fonte: TI INSIDE ONLINE